quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

INSS DE CONSTRUÇÃO: Extinção após 5 anos do gasto

Para o dono da obra ou o construtor fazerem a regularização da construção, averbando a existência da obra na matrícula do imóvel, é preciso se prove o recolhimento de um tributo chamado “INSS da Obra”. Tal tributo na verdade nasce do pagamento feito ao pessoal que trabalhou na obra, de forma regular ou irregular (informal). Portanto, é proporcional ao gasto com mão de obra, e é devido independentemente da formalização da contratação do pessoal. Como a informalidade no Brasil ainda é grande, é bastante comum que o conhecimento da existência deste tributo só surja quando o interessado procura o Cartório de Imóveis, após a conclusão da obra.

O presente artigo trata do direito dos construtores e donos de obra de não fazerem tal recolhimento, após transcorrido o prazo de 5 anos relativos ao gasto. Vejamos.

O artigo 45 e 46 da Lei 8212 [1] dispõe que o prazo para o INSS descobrir que o valor não foi recolhido é de 10 anos, e que o prazo para ingressar com a ação judicial para fazer a respectiva cobrança é de mais 10 anos.

Amparado em tal Lei, o INSS não aceitava dar a baixa neste tributo antes do prazo de 10 anos, sendo muitas vezes majorado este prazo pois seu inicio se contava da prova da conclusão da obra pelo “habite-se”, e não do efetivo gasto.

A súmula vinculante n.º 8 do STF é uma grande notícia aos contribuintes, pois reduziu o prazo de 10 para 5 anos para o INSS descobrir a existência da obra e fazer a autuação, entendendo que a Lei 8212, art. 45 e 46 não se aplicam à contagem de prazo, eis que há previsão no artigo 146 [2] da Constituição que exige que tal matéria seja regulada por Lei Complementar, o que foi feito pelo Código Tributário Nacional no artigo 173 e 174.

O STF decidiu que é inconstitucional os artigos 45 e 46 da Lei Ordinária 8212 que determinaram os prazos decadencial e prescricional das contribuições da seguridade social. Dispõe a referida Súmula:

Súmula Vinculante nº 8: "São inconstitucionais os parágrafo único do artigo 5º do Decreto-lei 1569 /77 e os artigos 45 e 46da Lei 8212/91, que tratam de prescrição e decadência de crédito tributário".

Após este posicionamento o INSS não pode exigir as contribuições sociais com o aproveitamento dos prazos de 10 anos previstos nos dispositivos declarados inconstitucionais.

Para os contribuintes que recolheram o tributo, é possível recupera-lo, em muitas situações, mediante ingresso de ação judicial apropriada, procedimento que tem levado de 2 a 5 anos para se finalizar.



[1]

Art. 45. O direito da Seguridade Social apurar e constituir seus créditos extingue-se após 10 (dez) anos contados:

I - do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o crédito poderia ter sido constituído; II - da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vício formal, a constituição de crédito anteriormente efetuada.

Art. 46. O direito de cobrar os créditos da Seguridade Social, constituídos na forma do artigo anterior, prescreve em 10 (dez) anos.

[2]

Art. 146. Cabe à lei complementar :

III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre :

b) obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência tributários ;

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite,
    Preciso regularizar um imovel construido em 2000 com "Habite-se" de 2002. Nesse caso o cartorio pede a CND do INSS. Se eu requerer essa certidao junto a RFB ela me libera o documento de isençao automativamente baseado nessa nova legislaçao?

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma obra de 608,30m2 sendo parte dela +- 350m2 desde 2011 que pago IPTU da mesma(comprovando o uso residencial)tenho notas fiscais de material, contrato com quem construiu desde 2007. A receita taxou para eu pagar +- 28.000,00 de INSS acho errado, me orientem.

    ResponderExcluir
  4. construi um barracão no mesmo terreno de minha casa ,o barracão tem em torno de 240 m2,chegou pra eu pagar o imposto de inss de construção num valor de 20 mil reais,um absurdo...não tenho como pagar e estou desempregada,o que posso fazer,mesmo parcelando não tenho como pagar,tem como conseguir isenção...desconto não sei qualquer coisa que possa me ajudar...fico no aguardo,obrigada

    ResponderExcluir
  5. construi um barracão no mesmo terreno de minha casa ,o barracão tem em torno de 240 m2,chegou pra eu pagar o imposto de inss de construção num valor de 20 mil reais,um absurdo...não tenho como pagar e estou desempregada,o que posso fazer,mesmo parcelando não tenho como pagar,tem como conseguir isenção...desconto não sei qualquer coisa que possa me ajudar...fico no aguardo,obrigada

    ResponderExcluir